Com tempo para trabalhar!

Uma das grandes reclamações dos nossos clubes, nos últimos anos, tem sido a falta de tempo para preparação de suas equipes para iniciar cada temporada. Pois, invariavelmente, nos últimos anos, os clubes retornavam das férias e imediatamente tinham de entrar em campo para jogar o campeonato estadual.

O Atlético Paranaense foi o precursor de uma prática que parece ter se tornado regra no futebol. Ou seja, ousaram em estender o tempo de preparação na busca de sucesso em toda a temporada. No primeiro ano dessa experiência deu certo, no ano passado nem tanto.

O Coritiba, em um primeiro momento seguiu o seu rival, porém, o resultado com sua equipe alternativa de longe foi o esperado. Já o Paraná premido por todas as dificuldades que vive, obrigou-se a colocar sempre o que tinha de melhor já nas primeiras rodadas.

Independentemente de quem esteja na vanguarda,  o importante é que os clubes, com a adoção dessa medida, podem fazer um melhor planejamento e por consequência obterem resultados mais interessantes nas competições que disputarão.

Esse tempo maior de pré-temporada fez com que os grandes clubes de Curitiba fizessem as suas estreias  no Campeonato Paranaense com resultados dentro de uma normalidade. Mesmo que os adversários tenham tido um tempo maior de preparação, os confrontos em termos físicos foram equilibrados. Nas vitórias da dupla Paratiba foi a técnica quem prevaleceu.

Assim, na primeira rodada, sem reclamações da falta de tempo para preparação, tivemos a previsível e provável vitória do Coritiba contra o Nacional, em Rolândia. O Paraná Clube, mesmo sem utilizar todos os seus principais reforços conseguiu passar bem pelo Prudentópolis. Contudo, a exceção da rodada ficou por conta do empate do Atlético no Oeste do Estado. O furacão, mesmo com seu time alternativo, tinha a obrigação de vencer, mas parou no bom time do Cascavel.

Deixe um comentário